Itajaí recebe ícones da tradição oeste-africana

leave a comment »

Fanta Konatê e Troupe Djembedon apresentam espetáculo e oficinas de  percussão e dança africana

 Itajaí será o ponto de encontro entre Brasil e África: os timbres de instrumentos ancestrais e seus ritmos contagiantes, as danças, o resgate da tradição e o simbolismo da etnia Malinkê estarão ligados ao universo cultural brasileiro e serão apresentados por Fanta Konatê e a Troupe Djembedon em forma de espetáculo e oficinas nos dias 14 e 15 de junho na cidade.

Fanta Konatê e Troupe Djembedon

Fanta Konatê (www.fantakonate.com) é cantora e bailarina da etnia Malinkê da Guiné, filha de um dos maiores mestres percussionistas da África, Famoudou Konatê. Está no Brasil há sete anos à frente do Instituto África Viva (http://www.africaviva.org.br/), em São Paulo, espécie de embaixada da cultura guineana no país. Em 2007 lançou seu primeiro CD em parceria com o percussionista Petit Mamady, Djumbafedeá (pôr do som, em português) e, desde então, apresenta-se pelo país com o espetáculo Juramadén: A Diáspora da Luz, acompanhada pela Troupe Djembedon.

A Troupe Djembedon é formada por percussionistas brasileiros e liderada pelo marido de Fanta Konatê, Luiz Kinugawa. As apresentações do grupo incluem tambores típicos como os Dununs (tambores de base), Balofon (cujo nome significa bala=rio e fon=som), Bolon (espécie de contrabaixo africano) e o Djembê (tambor em forma de taça) adotado em vários países como um instrumento de expressão musical versátil e completo – considerado elemento vital para valorização da herança africana.

Espetáculo Juramadén: Diáspora da Luz

O espetáculo Juramadén: Diáspora da Luz traz ao palco vários ingredientes e informações das manifestações africanas, riqueza visual, ritmo e sonoridade. Resultado da união entre voz, dança e tambor, o trabalho apresenta-se como uma fonte de conhecimento e contemplação das temáticas da cultura Malinkê.  Em Itajaí, o show acontece no dia 15 de junho, às 21 horas, no Teatro Adelaide Konder da Univali. Os ingressos custam 20 reais e podem ser adquiridos no Conservatório de Música Popular de Itajaí ou no Setor de Arte e Cultura da Univali.

Oficinas de Percussão e Dança africana

Já as oficinas de percussão e dança africana estão marcadas para os dias 14 e 15 de junho, nos seguintes horários: segunda-feira (14) das 13h as 16 e 19h30min às 22h30min; terça-feira (15) das 13h às 16h. As inscrições têm o valor de 50 reais e podem ser feitas no site www.conservatoriodeitajai.com.br. O objetivo principal dos encontros é possibilitar que os aluno­s vivenciem a música e a dança africana, com noções básicas e intermediárias da prática, de maneira lúdica e integrada. Ao final das aulas, os participantes das duas oficinas vão juntar-se para um momento de integração entre percussão e dança, tendo uma noção de como é realizado um encontro típico da tradição malinkê. As oficinas não têm público alvo específico justamente por estar aberta ao público interessado, assim como estudiosos do tema.

Tradição africana em Itajaí

O evento Fanta Konatê e Troupe Djembedon em Itajaí é a efetivação de uma etapa do projeto Djembefola que está em atividade desde 2009 na região. Trata-se de um grupo de estudos de ritmos africanos e da cultura do djembê, que desenvolve atividades no Conservatório de Música Popular de Itajaí. A iniciativa tem o objetivo, também, de formação de um grupo de dança no sub-projeto Dança dos Povos, criando um paralelo entre as duas ações, que inseridas na cultura oeste-africana são inseparáveis.

É a primeira vez que estas atividades chegam à cidade através de um projeto cultural, para incentivar e integrar o movimento da tradição africana e dos grupos de percussão que cada vez mais reforçam suas atuações na região. Eduardo Moore, popularmente conhecido como Tiriba, pesquisador e musicista especializado em percussão popular, coordenador do projeto Djembefola, explica a importância do momento: “Após alguns anos de tentativas, articulações e muito trabalho, pela primeira vez é concedido à cidade de Itajaí a oportunidade imperdível de presenciar um espetáculo de música africana como esse, com músicos conceituados. É um show que transcende os padrões de conhecimentos musicais aos leigos, e transporta o espectador para uma realidade distante e ancestral. Além, claro, de promover o contato direto com os profissionais dessa cultura através das oficinas de dança e percussão”.

Conta com a parceria da Fundação Cultural de Itajaí, do Conservatório de Música Popular de Itajaí, do SESC Itajaí, do Setor de Arte e Cultura da Univali, da Teconvi, da SearaBraskarne, do Restaurante Univital, da Cópia e Cia Pró Banner, da Batuque Comunicação e do Café Maestro.

Serviço:

Espetáculo Juramadén – a Diáspora da Luz

Dia 15 de junho, às 21 horas, no Teatro Adelaide Konder da Univali – Campus Itajaí.
Ingressos: 20 reais, à venda no Conservatório de Música Popular (Rua Felipe Raiser, 200, São João) e no Setor de Arte e Cultura da Univali (Rua Uruguai, 458, Bloco 9, Campus Itajaí).

Oficinas de Percussão e Dança Africana

Dia 14 de junho, das 13h às 16h e 19h30min às 22h30min – Univali Campus Itajaí.
Dia 15 de junho, das 13h às 16h – Univali Campus Itajaí.

Locais: Percussão: Bloco 26 (Curso de Música da Univali), sala 206.
Dança: Sala de Multiuso 2, Ginásio de Esportes da Univali.
Inscrições: 50 reais, efetuadas pelo site www.conservatoriodeitajai.com.br

Palestra Gratuita sobre Tradição Malinkê

Dia 16 de junho, às 14 horas – SESC Itajaí, Avenida Marcos Konder.

Mais informações:

Conservatório de Música Popular de Itajaí  (47) 3344-3895
Eduardo Moore (47) 9974-3982

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: